Search
Close this search box.

O meu orgulho de ser servidor público vem da realidade que vivo

Hoje, dia 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público.

E quando se fala em servidor público, normalmente se pensa logo na questão da estabilidade e no salário. Mas somos muito além de segurança ou da remuneração. Servimos a população com muito orgulho.

Quando prestei concurso público há 20 anos no SUS muitos me perguntavam o porquê. Essa era a pergunta que eu sempre me fazia, pois só ouvia coisas negativas sobre ser servidor público. Mas por que ainda sim quis ser uma servidora? 

Achei a resposta rapidamente. Eu queria melhorar a vida das pessoas. O primeiro setor é o local onde mais impacta a vida das pessoas.

Eu sei das ineficiências do serviço público, principalmente quem trabalha na esfera municipal como eu. Estamos na ponta, no dia a dia da sociedade. A falta de estrutura, de recursos, burocracias e decisões políticas que não foram criadas por nós, servidores. E, no final, ainda ganhamos a fama de “marajás”. 

Ainda falam que nós, servidores públicos, temos vantagens e privilégios, mas isso é uma coisa absolutamente inadequada, não é verdade. Meu desejo era que essas pessoas vissem de perto o nosso dia a dia, o quanto nos doamos, quantas vezes compramos itens básicos para a manutenção do nosso local de trabalho ou para ajudar a população com recursos próprios. Posso contar para vocês inúmeras vezes. E ainda, nós servidores públicos municipais temos os piores salários do mercado de trabalho.

Sou servidora com muito orgulho por saber que mesmo fora do meu local de trabalho posso impactar e melhorar a vida da sociedade, da cidade que moro. Esse sentimento de orgulho vem da experimentação que faço ao ver as minhas tarefas cumpridas com excelência, o empenho dos colegas que abrem mão do lazer e da família e ficam até mais tarde para cumprir suas atividades. Conheço servidores inspiradores.

Somos mães, pais, filhos, irmãos, amigos. Todos nós desprendemos dos afazeres pessoais e dedicamos a vida para que um paciente não fique sem o seu remédio, sem uma fiscalização cumprida minunciosamente e tantos outros trabalhos entregues. Nós somos um profissional fundamental.  Vejam o trabalho no SUS que foi fundamental nessa pandemia enquanto setor público de atendimento à saúde, com servidores que fazem um trabalho com abnegação, com eficiência e com qualidade.

Aqui temos a liberdade de fazer, de acontecer, de trabalhar em prol da sociedade e não em prol de um ou outro partido, de um ou outro governante que assumiu temporariamente o poder, por isso a estabilidade do setor público é também fundamental.

Servimos ao nosso País, aos cidadãos, às crianças, idosos, a todos com igualdade e equidade. No nosso pouco, fazemos muito. No que alcançamos, fazemos o melhor. E por que não me orgulhar disso?

Então parabéns pelo 28 de outubro, dia do Servidor Público. Apesar de tudo e de todos, ainda somos fundamentais na existência e no fortalecimento da democracia.

Yula Merola é Servidora Pública do SUS e Coordenadora da Assistência Farmacêutica de Poços de Caldas.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas