Search
Close this search box.

Mapa do Turismo: regiões usam o turismo como estratégia de desenvolvimento

O novo Mapa do Turismo brasileiro foi divulgado pelo Ministério do Turismo, demonstrando um aumento no número de regiões e municípios turísticos cadastrados, esta ferramenta destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor.

Em 2016, haviam 2.175 cidades e 291 regiões notificadas, atualmente o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.Tal crescimento demonstra desejo dos gestores em trabalhar com o turismo para desenvolver a economia e gerar renda.

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. “O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, trabalhamos para que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram desenvolver o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

De acordo com o Mapa do Turismo, 740 (23%) dos municípios estão nas categorias A, B e C, essas cidades concentram 93% do fluxo e turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

 

Conheça a ferramenta.

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas