Search
Close this search box.

Como um líder CLP viabilizou um projeto de primeiro emprego para 15 mil jovens

A cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, sempre possuiu um grande potencial de desenvolvimento. Entretanto, foi diagnosticado que havia uma alta taxa de desemprego, principalmente entre a população jovem.

Para solucionar este problema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) buscou uma atividade econômica que se adequasse a necessidade de criação de muitos empregos, seguindo basicamente dois critérios:

I – direcioná-los aos mais jovens,

II – não exigir experiências anteriores.

Em contrapartida, a prefeitura ofereceu isenção fiscal, terrenos e apoio logístico às empresas que estivessem dispostas a empregar esse público-alvo. Assim, o segmento escolhido, com base em dados do cenário nacional e após pesquisas levantadas pela SEMDEC foi o de call center, por apresentar um grande potencial de empregabilidade na região.

O Programa de Enfrentamento ao Desemprego (PED) teve início em 2013, oferecendo 5 mil vagas de emprego em seu primeiro ano. Um de seus idealizadores, Fábio Nery, Líder MLG e secretário da SEMDEC, conta que o CLP ofereceu conhecimentos e técnicas que foram empregadas e proporcionaram um melhor desempenho do programa dentro da cidade. Atualmente, já foram abertos mais de 15 mil postos de trabalho com a implantação de 4 sites (instalação física), sendo mais de 50 mil pessoas beneficiadas nesses 4 anos de implementado o programa,  caracterizando o programa público com parceria privada que mais gerou emprego na história do Piauí.

“O MLG me auxiliou durante o Programa de Enfrentamento do Desemprego (PED) a aplicar técnicas que geraram uma ampliação e qualificação do projeto” afirma Nery.

Em 2015, quando as cidades brasileiras viviam um cenário de demissões em todo o país, Teresina se destacou como a capital brasileira que mais gerou empregos. O Programa de Enfrentamento do Desemprego de Teresina foi reconhecido pelo PNUD, como uma experiência inovadora que servirá de referência para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil a partir de 2016.

Confira também O Líder MLG que Liderou o Programa Escola Carioca em Tempo Integral.

Essas e outras histórias de transformação são os resultados do trabalho do CLP em desenvolver líderes públicos capazes de mudar a cultura políticia no Brasil. Hoje, somos um equipe de mais de 20 pessoas totalmente dedicada em melhorar a gestão pública e a vida de milhões de brasileiros. Conheça nossos projetos e doe para CLP. Só assim conseguiremos fazer muito mais. Doe Aqui 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas