Search
Close this search box.

CLP em foco: a discussão sobre a Previdência, e os nós na economia

 

CLP - Lidere a transformação
Cenário Político
Previdência Social

Sem a reforma, os primeiros a quebrar serão estados e municípios

Em 2017, o Governo do Rio de Janeiro deixou de arrecadar mais de R$ 80 bilhões. O valor, que teria entrado nos cofres públicos caso todas as dívidas com o Estado fossem pagas, é essencial neste momento de crise. Essa situação pode se espalhar para todo o Brasil se servidores estaduais e municipais forem retirados da reforma da Previdência proposta pelo governo. Leia o artigo de Luana Tavares, diretora-executiva do CLP, e saiba mais.

 

De olho no planalto

Saiba mais sobre as discussões que acompanham a última fase da Comissão Especial da Previdência, e entenda as alterações na concessão de benefícios do INSS após a aprovação da MP 871 no Senado. Leia.

20 especialistas discutem a PEC da reforma da Previdência

A proposta de reforma da Previdência que foi enviada pelo governo ao Congresso no dia 20 de fevereiro já recebeu 277 emendas em pontos controversos. O Nexo fez uma série de artigos, com o título “É justo?”, nas últimas semanas discutindo tópicos como o funcionalismo público e o Benefício da Prestação Continuada. Neste texto, o jornal contou com a avaliação de 20 profissionais envolvidos no debate – como Paulo Tafner e Ana Carla Abrão, conselheira do CLP – para concluir a série. Confira.

Conteúdos e oportunidades
Captação de Recursos Externos

Financiamento coletivo no setor público

Para ampliar seus horizontes sobre formas inovadoras de captar recursos, a Benfeitoria, plataforma de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental, publicou em nosso blog um post discutindo Financiamento Coletivo no Setor Público no Brasil, e trazendo alguns casos de sucesso. Confira.

Como usar os mecanismos de participação social?

A participação política continua depois do voto, e ela pode acontecer de várias formas: desde a organização de grupos de pressão e ativismo e o uso de ferramentas institucionais, até mecanismos que facilitam a participação à distância, como sites e aplicativos. Nesta série de vídeos produzidos em parceria com o Politize!, você descobre mais sobre esses mecanismos e entende como pode usá-los. Saiba mais.

 

Contratos de Impacto Social como forma de arrecadação de recursos

Nesta série de vídeos, Rafael Ribeiro, Coordenador da Sitawi, explica o que são os Contratos de Impacto Social (CIS’s) – também conhecidos como Social Impact Bonds, oferece um passo-a-passo para começar um contrato, e discute os desafios e expectativas em torno dessa prática no Brasil. Confira.  

 

Tenha mais voz na política

Saber como agir para transformar a sua realidade é uma parte essencial de uma democracia forte. Por isso, este ano o CLP vem produzindo séries de conteúdos que discutem formas de participação social, o acompanhamento de pautas estratégicas no governo, além de ferramentas que ajudam você a ter mais voz na política. Se você acha essa iniciativa importante, conheça e apoie o projeto.

Acontece na Gestão Pública
Nó na economia

Os 8 nós que amarram a economia brasileira

Após um recuo de 0,2% do PIB em relação ao último trimestre de 2018, a discussão econômica trouxe preocupação a especialistas. Neste artigo do Jornal da Globo, dois economistas levantam um diagnóstico que mostra que a economia brasileira está amarrada em diferentes nós que impedem seu crescimento, e destacam 8 pontos que precisam de atenção. Leia.

 

Proposta de reforma da Previdência recebe 277 emendas

O prazo para apresentação de emendas na comissão especial da reforma da Previdência acabou na última quinta-feira (30), e ao todo foram apresentadas 277 sugestões. Muitas das emendas são referentes a pontos como as aposentadorias rurais e o Benefício de Prestação Continuada. Saiba mais.

 

A taxa de desemprego e e subutilização do brasileiro

A taxa de desocupação do país teve seu primeiro recuo singelo do ano em abril, chegando a 12,5%. Apesar de mostrarem avanços, os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) ainda registram um número de desempregados muito acima do que era registrado antes da crise. Neste artigo, o Nexo faz uma análise desse cenário nos últimos 5 anos. Confira.

 

As metas para a educação

Em 2014 foi aprovado o Plano Nacional de Educação, estabelecendo 20 metas que deveriam ser cumpridas até 2024 para melhorar e ampliar o ensino. Boa parte delas ainda não foram concluídas, e a perspectiva de que sejam nos próximos 5 anos é cada vez menos promissora. Neste artigo, a BBC Brasil levanta quais metas já foram descumpridas, quais estão longe da conclusão, e quais já foram ou devem ser alcançadas. Saiba mais.

 

Entenda o impasse da Regra de Ouro

A Regra de Ouro, que diz que o governo não pode se endividar para pagar despesas correntes, está cada vez mais perto de ser descumprida em um cenário de contas públicas cada vez mais apertadas. Para evitar o descumprimento da norma – que é considerado crime de responsabilidade fiscal – o governo pediu ao Congresso autorização para abertura de crédito suplementar no valor de R$ 248,9 bilhões, mas enfrenta resistência dos parlamentares. Entenda o impasse.

 

As novas regras para os concursos públicos federais

No último sábado (1) entrou em vigor um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, que altera as regras sobre concursos públicos para contratar servidores federais. Entre as mudanças estão as necessidades de órgãos federais enviarem detalhes sobre suas atividades e planejamento, e mostrar resultados alcançados nos últimos três anos antes de abrir concursos. Entenda.

CLP em movmento

Prêmio Boas Práticas 

As inscrições para o Prêmio Excelência em competitividade 2019 – que reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda estadual – estão abertas desde Maio. Se você já inscreveu sua iniciativa, relembre as políticas finalistas de 2018.

 

Websérie discute o Fundeb

O CLP e o Mapa Educação produziram a Websérie ‘Fundeb, uma política de equidade para a educação’, onde Cleuza Repulho, ex-Presidente da Undime Nacional; Caio Callegari, Coordenador de Projetos do Todos Pela Educação; e Mônica Pellegrini, Coordenadora do Instituto Ayrton Senna; abordam o Fundeb na prática, as movimentações políticas em torno do tema e sua relevância para a construção de um país mais democrático. A websérie vai ao ar à partir do dia 10/06. Cadastre-se para assistir.

 

Conexão Pública promove capacitação para servidores de Campos dos Goytacazes (RJ)

Nos dias 27 e 28 de maio, cerca de 20 servidores públicos de Campos dos Goytacazes (RJ) participaram do Programa Conexão Pública. Os(as) secretários(as) e equipes de diversas pastas se reuniram para priorizar ações e identificar seus principais desafios para tirar seus projetos do papel. O Conexão já capacitou mais de 620 servidores de carreira e comissionados em cinco estados diferentes. Conheça o programa.

Projeto Empatia Política

Projeto busca sinergia entre políticos, gestores públicos e cidadãos

A líder MLG Naara Normande desenvolveu no início deste ano o projeto Empatia Política, buscando usar a comunicação para discutir os pontos de vista dos cidadãos, gestores públicos e governo sobre questões que afetam a realidade local. Saiba mais sobre a iniciativa e seus primeiros resultados.

 

Empreendedorismo colaborativo em Mesquita (RJ)

Em Mesquita, uma cidade na baixada fluminense, quase não existiam ações voltadas para a educação e o fomento do empreendedorismo. Sem universidades, cursos técnicos ou pontos de atendimento do Sebrae, o município atrai poucas empresas, o que também dificulta o crescimento de novos negócios. O líder CLP Eduardo Nascimento idealizou o “Projeto 360 Lab” para mudar esse cenário. Conheça a iniciativa.

 

Como legislar de forma responsável e democrática

Elisa Adler vive o dia a dia das discussões políticas do Estado do Rio de Janeiro em sua atuação como especialista em Políticas Públicas no gabinete de um deputado estadual. Neste artigo, a líder MLG traz discussões sobre como o processo de legislar acontece, e a importância da participação dos cidadãos em fóruns como comissões e assembléias. Leia.

Compartilhe a sua opinião com o CLP

Quer compartilhar a sua opinião sobre conteúdos, oportunidades, ou temas que gostaria de ver na nossa newsletter? Entre em contato enviando uma mensagem para contato@clp.org.br.

Apoie o CLP - Ajude o CLP a continuar o trabalho de mudar o Brasil. Clique para doar!

                                                       

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas