Search
Close this search box.

2º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

Aconteceu, no dia 23/11/2019, o 2º Encontro de Nacional de Liderança e Gestão Pública do CLP. Com 12 horas de programação, o evento ocorreu na Unibes Cultural, em São Paulo, e contou com a participação de centenas de líderes públicos e convidados do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de importantes nomes da iniciativa privada. 

Neste ano, o encontro teve como objetivo o fortalecimento do propósito da Rede de Líderes CLP, através de trocas, discussões e da geração de soluções para a gestão pública brasileira a partir da seguinte questão: qual liderança queremos para resolver os problemas mais urgentes da atualidade?

O evento foi aberto com a fala da Diretora Executiva do CLP, Luana Tavares, e do Gerente de Desenvolvimento de Lideranças, Lucas Porto, que enfatizaram a importância daquele espaço no contexto que vivemos. Para Tavares, “O Brasil precisa de lideranças preparadas para conduzir mudanças profundas”.

O primeiro painel contou com a presença da Deputada Federal Tábata Amaral (PDT-SP), com o CEO do Grupo Votorantim, o economista João Miranda, e ainda teve Elizabeth Jucá, Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e Líder MLG, como mediadora.

A pergunta motriz do painel foi: “Qual o papel da liderança para enfrentar os desafios mais urgentes da atualidade?”. A discussão trouxe a importância dos políticos e da sociedade civil, junto à iniciativa privada, terem consciência de que a polarização não beneficia o país e que precisamos de lideranças, em todos esses setores, preocupadas com o combate aos problemas reais da população e baseando suas ações em evidências.

Logo em seguida, a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, foi a Keynote Speaker do evento. Durante sua fala, a mineira elucubrou sobre a importância da divisão dos poderes fazendo um retrospecto histórico e também diagnosticando os problemas contemporâneos. 

Após sua fala, a Ministra compôs a mesa com o tema “Governabilidade e Divisão dos Poderes: um desafio de liderança?”. Além dela, também estavam presentes o Deputado Federal e Líder MLG, Geninho Zuliani (DEM – SP), o Senador Antonio Anastasia (PSDB – MG) e o cientista político e Coordenador do MLG, Humberto Dantas. O principal tema debatido foi como os ânimos acirrados no meio político, nos últimos tempos, acabam obstruindo discussões importantes para a sociedade. O Deputado do Democratas afirmou que “Precisamos enfrentar os reais problemas do Brasil hoje, para além das polarizações e com o foco no cidadão”. 

Durante a pausa para o almoço, ainda pudemos contar com uma roda de conversa sobre “Governo Local e Desafios Socioambientais” com o líder MLG amapaense, Ronival Virgolino. 

Depois da pausa, foi a hora de ouvir um pouco mais da história e dos desafios encontrados no meio da carreira política do atual Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB – RS). O Governador fez um breve relato sobre os aprendizados do início de sua carreira e também dos desafio que tem enfrentado até hoje: sendo um dos maiores, a proposta de Reforma Administrativa que tenta passar em seu estado. Após sua fala, o governador foi convidado a participar de uma conversa com 4 líderes MLG, na qual teve que responder questões deles sobre gestão pública, desafios do Executivo, aprendizados da vida pública, entre outras questões levantadas. 

Em seguida, a plateia foi divida em dois ambientes para que acontecesse dois painéis simultâneos: um sobre a Reforma do Administrativa; e outro sobre Competitividade. O primeiro, “Reformas do Estado: uma solução para quê?” contou com a mediação de Ana Carla Abrão, Conselheira do CLP e sócia da Oliver Wyman, Flávia Goulart, Diretora de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas na Ministério da Economia, e Silvana Dourado, Líder MLG e Coordenadora corporativa de Planejamento e Desenvolvimento na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará.  

Já o painel de “Políticas Públicas baseadas em evidências: um caminho para a Competitividade do país?”, contou com a participação de Fabrício Marques, Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de alagoas, Tatiana Ribeiro, Diretora Executiva no Movimento Brasil Competitivo, e de nossa Diretora Executiva, Luana Tavares.

Após esses dois painéis, foi a hora de premiar os Líderes MLG nas categorias: Líder Destaque MLG, Líder Destaque CLP, Legado CLP e Impacto MLG. Recebemos mais 70 inscrições de casos para as duas últimas categorias, contando histórias brilhantes de liderança adaptativa, inovação no setor público, entre outros temas. 

Os ganhadores e ganhadoras foram: 

  • • Líder Destaque CLP: José Carlos Breda
  • • Líder de Destaque MLG: Tadeu Saravalli 
  • • Legado CLP: Humberto Mattos 
  • • Impacto CLP: Major Claudia Moraes 


Para concluir essa parte do Encontro, o Fundador do CLP – Liderança Pública, Luiz Felipe d’Ávila fez uma breve fala sobre o propósito do CLP, a importância do MLG e necessidade de lideranças públicas que criem pontes em um Brasil polarizado. O cientista político ainda que contou que, quando fundou o CLP, muitos disseram que “esse negócio de formar lideranças para o setor público nunca vai dar certo”, e que hoje, ao ver a turma, se sente muito honrado de ter seguido em frente.

Por fim, a turma 5 do Master em Liderança e Gestão Pública celebrou a conclusão do curso com a formatura e um coquetel de celebração e networking.

Assim terminou o 2º Encontro Nacional de Lideranças e Gestão Pública do CLP. Um evento completo, cheio de referências do setor público, privado e terceiro setor, que promove a construção de pontes e trocas de ideias. O do ano que vem já tem data marcada: 27 e 28 de Novembro de 2020. Você não vai querer ficar de fora, né?

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas